
Publications
Latest publications in the Mathematics for Industry and Innovation section of the Gazeta da SPM (in Portuguese).
The complete collection can be found here.
Matemática em Movimento: Prever o Escoamento de Fluídos para Revolucionar a Indústria dos Materiais
Luís L. Ferrás
A indústria portuguesa de plásticos conta com cerca de 1150 empresas e 8000 milhões de euros de volume de negócios, representando cerca de 4% do Produto Interno Bruto. Porém, segundo a ONU, a cada minuto é atirado para os oceanos do nosso planeta o equivalente a um camião de lixo de plástico. Por um lado, o plástico é um bem necessário, mas, por outro, gera muita poluição. Este problema pode ser mitigado evitando o desperdício de matéria-prima aquando da elaboração de um novo produto, e através da reciclagem e do uso de novos materiais. O objetivo deste trabalho é mostrar como a matemática pode ajudar a reduzir esse desperdício de plástico.
O papel da inteligência artificial e da monitorização Inteligente na viticultura de precisão
Raul Morais dos Santos
As tecnologias de aquisição de dados no contexto da agricultura de precisão, sejam de proximidade, utilizando sensores no campo, ou remotas, como aquelas que recorrem a sensores transportados por veículos aéreos, já atingiram um nível de maturidade suficiente para que o esforço de investigação se concentre atualmente na extração de conhecimento e na forma como este pode transformar práticas agrícolas diversas em práticas mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis. O uso de modelos matemáticos e de técnicas de inteligência artificial tem registado um crescimento significativo na extração de métricas, parâmetros de desempenho das culturas, deteção de anomalias, entre outros, tornando-se indispensável para o gestor agrícola moderno. Neste artigo, apresenta-se uma visão prática sobre como estas tecnologias têm sido aplicadas na viticultura de precisão, explorando várias vertentes tecnológicas e recorrendo a modelos matemáticos e a inteligência artificial para atingir metas de sustentabilidade ambiental, ecológica e económica.
O que está por detrás de um Avatar?
Rongjiao Ji, Stevo Racković & Filipa Valdeira
Um avatar é uma representação virtual de um utilizador, capaz de replicar uma expressão facial ou movimentos pretendidos. A sua utilização tem crescido em popularidade em diversos ramos, desde animação para filmes até jogos virtuais. A comunicação online é também uma aplicação com grande potencial, mas com desafios diversos, visto que o mapeamento é feito em tempo real e os recursos ao alcance do utilizador são, em geral, limitados. A solução proposta passa pela criação de um modelo individualizado e simples, que permita estimar de maneira mais precisa os parâmetros do modelo do avatar. Propomos ainda a possibilidade de o utilizador intensificar uma determinada emoção, o que é possível aprendendo uma relação entre expressões e emoções.